Visita de Estudo à Estação de T**mento de Águas do Cabril
Material envolvido: Com**dores portáteis, máquina fotográfica.
Software: PowerPoint, Word, Office Picture Manager
Recursos humanos: Alunos do 9º A e 9º B; Professores de Geografia e Área Projecto; Funcionários do Centro de t**mento de Águas e técnico responsável pelo centro de Produção, Técnica da Área do Ambiente do Centro de Saúde.
Objectivo: Tomar conhecimento da importância da água no planeta
Objectivos:
Sensibilizar os alunos para a importância vital da água como recurso, num quadro em que se perspectiva a sua escassez;
Conhecer o processo de captação e t**mento de água e o funcionamento de uma ETA;
Sublinhar a importância da gestão da água a nível local, nacional e mundial;
Dar a conhecer um processo moderno e eficaz de t**mento de águas residuais, conhecer o funcionamento de uma ETAR;
Contribuir para o desenvolvimento de competências científicas dos alunos, promovendo actividades experimentais na aprendizagem.
Reconhecer a necessidade do t**mento das águas residuais tendo em vista o seu rápido reaproveitamento e a diminuição da poluição dos rios, mares e aquíferos;
Fomentar nos alunos a pesquisa e organização da informação em trabalho de grupo, a pares e individualmente.
Promover o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na comunidade escolar;
Promover nos alunos comportamentos adequados ao espaço, aos colegas e aos adultos, dentro e fora da sala de aula;
Desenvolver estratégias, envolvendo toda a comunidade educativa, que promovam o desenvolvimento sustentável
Formar cidadãos mais sensíveis às questões ambientais e ecológicas, valores essenciais à vida equilibrada e sustentada.

Estratégias: Levar os alunos à estação de t**mento, efectuar uma visita guiada,
Na estação - os alunos estavam organizados em grupos previamente definidos e com tarefas atribuídas para a realização das várias actividades: fotografias, entrevistas, registos de observação.
Na escola – em grupo fez-se o t**mento da informação recolhida:
Elaboração de um relatório síntese, sobre todo o processo de captação, t**mento e distribuição da água. Um artigo para publicação no jornal da Escola, que saiu na última edição de “O Intervalo”.
Elaboração de uma apresentação com o software PowerPoint e Windows Movimaker para posterior divulgação na comunidade educativa e em geral num colóquio realizado no dia 22 de Março de 2007, inserido na semana cultural.
Última alteração: segunda, 10 de agosto de 2020 às 20:30