EDADA - Estudo Diagnóstico para Aferição do Desenvolvimento das Aprendizagens

Designação da atividadeEDADA - Estudo Diagnóstico para Aferição do Desenvolvimento das Aprendizagens
EscolaEscola Básica do 1.º Ciclo da Graça
Escola Básica Miguel Leitão de Andrada
Escola Básica do 1.º Ciclo de Pedrógão Grande
TipologiaOutras
Data de início23-12-2020
Data de término22-01-2021
DepartamentosCiências Exatas e Tecnologias
Grupos de Recrutamento/Disciplinas520 - Biologia e Geologia
530 - Educação Tecnológica
DinamizadoresJoão Pires e Américo Lourenço
Público-Alvo3º Ano / 6º A
Breve DescriçãoA situação excecional vivida nos três últimos meses do ano escolar de 2019/2020, causada pela pandemia de Covid-19, e a suspensão das atividades presenciais nas escolas no dia 16 de março de 2020, teve como consequência, durante o período em causa, a implementação de soluções variadas e diferenciadas de ensino a distância, de acordo com os recursos e estruturas de cada estabelecimento escolar. Existe, por conseguinte, a convicção de que o processo de ensino e de aprendizagem, no período referido, se confrontou com situações desconhecidas e inovadoras que poderão ter causado algumas disparidades entre os alunos de diferentes escolas no acesso ao currículo e no desenvolvimento das suas aprendizagens.
Revelou-se, portanto, fundamental aferir o estado atual das aprendizagens, avaliando, de forma transversal e integrada, competências e literacias científica, da leitura e informação, e da matemática.
Da mesma forma, reconheceu-se a importância de caracterizar o contexto do processo de ensino e de aprendizagem, do ambiente e das práticas escolares, bem como das circunstâncias individuais e familiares dos alunos durante o período de confinamento.
Para o efeito, foi decidido na Resolução de Conselho de Ministros Nº 53-D/2020, de 20 de julho, efetuar um Estudo Diagnóstico, que consistiu na aplicação de tarefas a alunos e de questionários de contexto a alunos, professores e escolas, que permitiu recolher informação relevante para o sistema educativo e para as escolas, e que poderá ser tido em conta num futuro próximo no planeamento e gestão curricular.
Objetivos- Operacionalizar com funcionalidade as etapas do projeto.