EDADA - Estudo Diagnóstico para Aferição do Desenvolvimento das Aprendizagens
Designação da atividade | EDADA - Estudo Diagnóstico para Aferição do Desenvolvimento das Aprendizagens |
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Escola | Escola Básica do 1.º Ciclo da Graça Escola Básica Miguel Leitão de Andrada Escola Básica do 1.º Ciclo de Pedrógão Grande |
Tipologia | Outras |
Data de início | 23-12-2020 |
Data de término | 22-01-2021 |
Departamentos | Ciências Exatas e Tecnologias |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 520 - Biologia e Geologia 530 - Educação Tecnológica |
Dinamizadores | João Pires e Américo Lourenço |
Público-Alvo | 3º Ano / 6º A |
Breve Descrição | A situação excecional vivida nos três últimos meses do ano escolar de 2019/2020, causada pela pandemia de Covid-19, e a suspensão das atividades presenciais nas escolas no dia 16 de março de 2020, teve como consequência, durante o período em causa, a implementação de soluções variadas e diferenciadas de ensino a distância, de acordo com os recursos e estruturas de cada estabelecimento escolar. Existe, por conseguinte, a convicção de que o processo de ensino e de aprendizagem, no período referido, se confrontou com situações desconhecidas e inovadoras que poderão ter causado algumas disparidades entre os alunos de diferentes escolas no acesso ao currículo e no desenvolvimento das suas aprendizagens. Revelou-se, portanto, fundamental aferir o estado atual das aprendizagens, avaliando, de forma transversal e integrada, competências e literacias científica, da leitura e informação, e da matemática. Da mesma forma, reconheceu-se a importância de caracterizar o contexto do processo de ensino e de aprendizagem, do ambiente e das práticas escolares, bem como das circunstâncias individuais e familiares dos alunos durante o período de confinamento. Para o efeito, foi decidido na Resolução de Conselho de Ministros Nº 53-D/2020, de 20 de julho, efetuar um Estudo Diagnóstico, que consistiu na aplicação de tarefas a alunos e de questionários de contexto a alunos, professores e escolas, que permitiu recolher informação relevante para o sistema educativo e para as escolas, e que poderá ser tido em conta num futuro próximo no planeamento e gestão curricular. |
Objetivos | - Operacionalizar com funcionalidade as etapas do projeto. |