Plano Anual de Atividades
O Samuel e a Helena vêm à escola!
Designação da atividade | O Samuel e a Helena vêm à escola! |
---|---|
Escola | Escola Básica do 1.º Ciclo de Pedrógão Grande |
Tipologia | Outras |
Data de início | 14-09-2018 |
Data de término | 21-06-2019 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Inês Guiomar e Paula Cardoso |
Público-Alvo | 1º Ano / Professores / Enc. Educação |
Breve Descrição | O presente projeto de Intervenção em turma tem como objetivo geral a promoção de comportamentos pró-sociais nas crianças no início do 1º Ciclo do Ensino Básico. Desse modo, semanalmente, serão abordados diferentes temas com atividades e desafios associados. Os grandes colaboradores desta aventura são os amigos Samuel e Helena, animais que pertencem à escola do 1º ciclo do Bosque, eles próprios andaram a aprender algumas coisas relacionadas com estes assuntos, pois, anteriormente , por lá, os tempos eram confusos e muitos problemas de comportamento surgiam. Agora que eles aprenderam a controlar-se a relacionar-se melhor com os outros estão em condições de, em conjunto com a psicóloga e a professora, vir ajudar os meninos do 1º ano. Principais temas: - Relações saudáveis - Cooperação e empatia - Pensamento positivos - Emoções positivas - Autonomia - Autoestima - Resolução de problemas Este projeto de intervenção baseou-se na sua estruturação no Curriculo Europeu para a Resiliência (RESCUR), inspirando-se em algumas das atividades que apresenta, mas procedendo-se a algumas adaptações e apresentando uma sequência flexível e adaptada às necessidades verificadas na turma. |
Articulação com o Projeto Educativo | Conhecimentos e Capacidades. Atitudes e Valores. Bem-estar, Saúde e Ambiente. |
Objetivos | - Contribuir para a estabilização da turma que teve um início de ano letivo exigente - Prestar suporte direto e regular à docente do 1º ano para modelar estratégias de atuação junto dos alunos - Promover a interiorização das regras no contexto de sala de aula - Estimular os comportamentos pró-sociais dos alunos - Sensibilizar e treinar competências relacionadas com as relações saudáveis, cooperação e empatia, pensamento positivos, emoções positivas, autonomia, autoestima e resolução de problemas |