Projeto "Sinto-me bem"
Designação da atividade | Projeto "Sinto-me bem" |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Pedrógão Grande Jardim de Infância de Vila Facaia |
Tipologia | Ação de Esclarecimento |
Data de início | 14-09-2018 |
Data de término | 21-06-2019 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Inês Freitas e Inês Guiomar |
Público-Alvo | Pré-escolar / Professores / Enc. Educação |
Breve Descrição | Este projeto foi desenhado com um caráter preventivo e de promoção de competências e de cariz universal. A proposta consistiu em dinamizar sessões com uma regularidade semanal para trabalhar a "literacia emocional", numa ação conjunta entre as psicólogas e as educadoras de infância, com uma estrutura pré-fixada. Trabalharam-se temas como a as emoções básicas, mente positiva e relaxamento, e, ainda, comportamentos pró-sociais. As estratégias adotadas visam a sensibilização, psicoeducação e treino de competências. Procurou-se dirigir um investimento concertado às crianças do agrupamento com idades precoces. O projeto teve como objetivo último gerar um clima mais positivo dentro do contexto formal de jardim de infância, treinar a consciência emocional e comportamental das crianças e reforçar atitudes pró-sociais, pautadas por interações mais positivas. |
Articulação com o Projeto Educativo | Conhecimentos e Capacidades. Atitudes e Valores. Bem-estar, Saúde e Ambiente. Criatividade e Empreendedorismo. Interação entre o Agrupamento, a Família e a Comunidade. |
Objetivos | - Ensinar em que consistem as quatro emoções básicas e treinar a consciência emocional. - Dirigir um investimento concertado às crianças do agrupamento com idades precoces. - Intensificar a comunicação e articulação entre os SPO e o departamento do pré-escolar. - Contribuir para a melhoria comportamental das crianças e reforçar atitudes pró-sociais, pautadas por interações mais positivas. - Sensibilizar e capacitar as educadoras para a importância de uma base emocional estável e da sua potencialidade no contexto do dia a dia. |