Plano Anual de Atividades
Projeto Pilritar
Designação da atividade | Projeto Pilritar |
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Escola | Escola Básica Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Outras |
Data de início | 14-09-2018 |
Data de término | 15-06-2019 |
Departamentos | Ciências Exatas e Tecnologias |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 520 - Biologia e Geologia |
Dinamizadores | Maria Assunção |
Público-Alvo | 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 6º A / 7º A / 7º B / 8º A / 8º B / 9º A / 9º B |
Breve Descrição | O nosso território sofreu graves impactos na sequência dos incêndios de 2017. É urgente criar iniciativas que possam contribuir para o reequilíbrio da floresta e que simultaneamente tragam novas perspetivas de olhar a floresta e o futuro, contrariando a predominância das monoculturas de pinheiro e eucalipto. Neste contexto, salienta-se a pertinência da valorização de espécies autóctones como uma medida essencial na manutenção da biodiversidade num território florestal no qual a monocultura domina e cuja predominância foi agravada com a situação com os incêndios. Urge valorizar as espécies autóctones, essenciais para o equilíbrio da comunidade biótica local mas também na necessária alteração do mosaico florestal com a criação de um plano de gestão de paisagem e valorização do território. A criação de faixas e corredores com espécies autóctones será fundamental para o aumento da segurança relativa a incêndios florestais constituindo-se perímetros de segurança nas aldeias. É dever da Escola participar na resolução de tão prementes problemas atuais que assolam o nosso concelho, através de um papel ativo na formação de cidadãos responsáveis e críticos, capazes de mobilizar o conhecimento científico adquirido para a solução de problemas particulares do meio a que pertencem! |
Articulação com o Projeto Educativo | Conhecimentos e Capacidades. Atitudes e Valores. Bem-estar, Saúde e Ambiente. Criatividade e Empreendedorismo. Interação entre o Agrupamento, a Família e a Comunidade. |
Objetivos | - Compreender as alterações provocadas pelos incêndios e, consequentemente, a necessidade de medidas de prevenção - Privilegiar o ensino outdoor - Desenvolver o pensamento e o procedimento científico - Intervir ativamente na procura de soluções para problemas atuais da humanidade - Promover o voluntariado - Desenvolver a consciência do papel individual numa cidadania ecológica - Aumentar o sentimento de segurança e autocontrole |