Projeto Pilritar

Designação da atividadeProjeto Pilritar
EscolaEscola Básica Miguel Leitão de Andrada
TipologiaOutras
Data de início14-09-2018
Data de término15-06-2019
DepartamentosCiências Exatas e Tecnologias
Grupos de Recrutamento/Disciplinas520 - Biologia e Geologia
DinamizadoresMaria Assunção
Público-Alvo3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 6º A / 7º A / 7º B / 8º A / 8º B / 9º A / 9º B
Breve DescriçãoO nosso território sofreu graves impactos na sequência dos incêndios de 2017. É urgente criar iniciativas que possam contribuir para o reequilíbrio da floresta e que simultaneamente tragam novas perspetivas de olhar a floresta e o futuro, contrariando a predominância das monoculturas de pinheiro e eucalipto. Neste contexto, salienta-se a pertinência da valorização de espécies autóctones como uma medida essencial na manutenção da biodiversidade num território florestal no qual a monocultura domina e cuja predominância foi agravada com a situação com os incêndios. Urge valorizar as espécies autóctones, essenciais para o equilíbrio da comunidade biótica local mas também na necessária alteração do mosaico florestal com a criação de um plano de gestão de paisagem e valorização do território. A criação de faixas e corredores com espécies autóctones será fundamental para o aumento da segurança relativa a incêndios florestais constituindo-se perímetros de segurança nas aldeias. É dever da Escola participar na resolução de tão prementes problemas atuais que assolam o nosso concelho, através de um papel ativo na formação de cidadãos responsáveis e críticos, capazes de mobilizar o conhecimento científico adquirido para a solução de problemas particulares do meio a que pertencem!
Articulação com o Projeto EducativoConhecimentos e Capacidades.
Atitudes e Valores.
Bem-estar, Saúde e Ambiente.
Criatividade e Empreendedorismo.
Interação entre o Agrupamento, a Família e a Comunidade.
Objetivos- Compreender as alterações provocadas pelos incêndios e, consequentemente, a necessidade de medidas de prevenção
- Privilegiar o ensino outdoor
- Desenvolver o pensamento e o procedimento científico
- Intervir ativamente na procura de soluções para problemas atuais da humanidade
- Promover o voluntariado
- Desenvolver a consciência do papel individual numa cidadania ecológica
- Aumentar o sentimento de segurança e autocontrole