Plano Anual de Atividades
Plataforma ubbu
Designação da atividade | Plataforma ubbu |
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Escola | Escola Básica Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Atividade Cultural |
Data de início | 14-09-2018 |
Data de término | 21-06-2019 |
Departamentos | Ciências Exatas e Tecnologias |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 530 - Educação Tecnológica |
Dinamizadores | Professor Américo Lourenço |
Público-Alvo | 5º A / 5º B |
Breve Descrição | No início do presente ano letivo foi adotada a plataforma Blanc com alunos do 3.º e 5.º anos de escolaridade. Esta plataforma passou a denominar-se ubbu em finais de janeiro, altura em que a Academia de Código apresentou na conferência Bett, em Londres, a “ubbu”, (antiga Academia de Código_Júnior), plataforma que se propõe ensinar programação a mais de um milhão de alunos em todo o mundo, preparando-as para um futuro digital. Depois de ter chegado a mais de 60 mil alunos em Portugal, a plataforma está agora a expandir-se além fronteiras. A “ubbu” já tem acordos com os Estados Unidos, África do Sul, Espanha, Holanda, Noruega, Cabo Verde, Colômbia e Brasil. Esta plataforma de ensino de programação é desenhada para crianças do 1.º e 2.º ciclo. O currículo da “ubbu”, prevê aulas semanais de uma hora, adaptadas ano a ano (dos 6 aos 12 anos de idade) e materializam-se em vídeos animados, jogos interativos e exercícios pensados para estimular o pensamento lógico, computacional e a resolução de problemas, utilizando uma linguagem simples e fácil de perceber por crianças. Os temas das aulas vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como Educação de Qualidade, Erradicação da Pobreza, Igualdade de Género e Ação Climática. |
Articulação com o Projeto Educativo | Conhecimentos e Capacidades. Atitudes e Valores. Criatividade e Empreendedorismo. |
Objetivos | - Estimular o pensamento lógico, computacional e a resolução de problemas, utilizando uma linguagem simples e fácil de perceber por crianças. |