Projeto "Conhecer, surpreender e praticar com paixão!"
Designação da atividade | Projeto "Conhecer, surpreender e praticar com paixão!" |
---|---|
Escola | Escola Básica Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Outras |
Data de início | 3-01-2018 |
Data de término | 30-06-2018 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Inês Guiomar e Professora Alice Mateus (Diretora de Turma do 8º A) |
Público-Alvo | 8º A |
Breve Descrição | A ideia central do Projeto prendeu-se com o conceito "trocar papéis na escola: um aluno também pode ser um professor e um professor necessita de ser um aluno ativo. Assim, cada aluno da turma foi convidado a construir um "workshop" individual pensado por si sobre temas do seu interesse e domínio, que articulassem conhecimentos de diferentes áreas disciplinares e que no final pudessem fazer uma apresentação a todos os professores da turma. Partindo de alguns princípios essenciais às aprendizagens, fomentaram-se aspetos como:Observação e pesquisa, Aprendizagem e ensino, desenvolvimento de Conhecimentos, Inovação e Diversidade, importância dos aspetos Comunicacionais, a Motivação como base essencial do processo de aprendizagem, Novas experiências e dar poder aos alunos. O projeto foi sendo aferido em conjunto com os alunos e desenvolveu-se em 4 grandes fases:1) Planificação/ Debate/ Organização 2) Preparação da apresentação (pesquisas, seleção de conteúdos, estruturação da apresentação, etc.) 3) Apresentação ao “grupo turma”/ simulação (recolha de sugestões e aperfeiçoamento) 4) Apresentação a todos os professores. |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade. Consolidar, no Agrupamento, uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. |
Objetivos | - Promover a troca de papéis na escola (os alunos particarem atividades próximas das dos docentes quando têm que selecionar o preparar conteúdos para lecionar) - Levar os alunos a aprofundar temas do seu interesse e domínio - Fomentar a pesquisa, desenvolvimento de Conhecimentos, inovação e diversidade, os aspetos Comunicacionais, e a motivação como base essencial do processo de ensino-aprendizagem. |