Entrar no 5º ano - O papel dos pais para preparar a transição
Designação da atividade | Entrar no 5º ano - O papel dos pais para preparar a transição |
---|---|
Escola | Escola Básica do 1.º Ciclo da Graça Escola Básica do 1.º Ciclo de Pedrógão Grande |
Tipologia | Ação de Esclarecimento |
Data de início | 14-06-2018 |
Data de término | 14-06-2018 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Inês Freitas |
Público-Alvo | 4º Ano / Enc. Educação |
Breve Descrição | A transição para o 5.º ano acarreta novas exigências e responsabilidades, onde os/as alunos/as se deparam com um maior número de disciplinas, novos desafios e a necessidade de adaptar o seu método de estudo pessoal. No entanto, também surgem novas oportunidades, aprendizagens e a possibilidade de construírem novas amizades. Esta é uma fase de mudança não só a nível escolar, mas também familiar. Nesse sentido, o Serviço de Psicologia e Orientação realizou no dia 14 de junho, às 17h30, na escola E.B 2,3 de Pedrógão Grande, uma sessão, dirigida aos pais/mães e encarregados/as de educação do/as alunos/as do 4º ano que irão ingressar o 5º ano no próximo ano letivo. |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Fomentar a educação para a saúde. Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade. Consolidar, no Agrupamento, uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. Desenvolver a interação entre o Agrupamento, a família e a comunidade. |
Objetivos | - Sensibilizar para as mudanças que ocorrem na transição para o 2º ciclo. - Criar um espaço de reflexão e partilha sobre as questões acerca da transição e articulação escola-família. - Debater desafios específicos da etapa do desenvolvimento em que os filhos se encontram. - Compreender como podem os/as pais/mães ajudar neste novo desafio (questões logísticas, conhecimento da organização escolar, promoção do bem-estar emocional e físico, apoio ao estudo, etc.) |