"O Intervalo também tem regras?"
Designação da atividade | "O Intervalo também tem regras?" |
---|---|
Escola | Escola Básica Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Ação de Esclarecimento |
Data de início | 16-04-2018 |
Data de término | 14-05-2018 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Inês Freitas e Inês Guiomar |
Público-Alvo | Assistentes Técnicos |
Breve Descrição | Workshop sobre a gestão comportamental no intervalo com alunos/as do Pré escolar e 1ºCEB Esta ação de curta duração e de cariz prático teve como objetivo gerar a reflexão nas assistentes operacionais acerca do modo como é feita a gestão dos comportamentos dos alunos durante o período dos intervalos. Para isso, foram debatidas estratégias para uma atuação mais eficaz e preventiva face às situações de conflito e tensão que surgem com frequência em ambientes menos estruturados como é o caso do recreio. Para incluir todos os assistentes a exercer funções no Agrupamento, foram convidados tanto os colaboradores pertencentes a este como os funcionários colocados pela autarquia, no sentido de reforçar objetivos comuns e uniformizar algumas práticas. |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade. Consolidar, no Agrupamento, uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. |
Objetivos | - Apostar na formação e suporte a todos os agentes educativos, dando destaque aos assistentes operacionais - Promover a prevenção dos conflitos existentes no período do intervalo (contributo para a clarificação de regras e estruturação do ambiente) - Contribuir para a melhoria da interação e gestão dos adultos (estratégias de atenção positiva). - Capacitar para a mediação de conflitos e aplicação de consequências (estratégias de cariz mais remediativo) |