Ação de Formação "Plataformas de Gestão de Aprendizagens com Tratamento de Dados"

Designação da atividadeAção de Formação "Plataformas de Gestão de Aprendizagens com Tratamento de Dados"
EscolaEB23/S Miguel Leitão de Andrada
Escola Básica de Pedrógão Grande
Escola Básica do 1.º Ciclo de Vila Facaia
Escola Básica do 1.º Ciclo da Graça
Jardim de Infância de Pedrógão Grande
Jardim de Infância de Vila Facaia
Jardim de Infância da Graça
TipologiaOutras
Data de início3-07-2012
Data de término11-07-2012
DepartamentosCiências Experimentais e Tecnologias
Grupos de Recrutamento/Disciplinas530 - Educação Tecnológica
DinamizadoresAmérico Lourenço
Público-AlvoProfessores
Breve Descrição RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO E SUA INSERÇÃO NO PLANO DE ATIVIDADES DA ENTIDADE PROPONENTE

Corresponder a solicitações, registadas em diversas atas de reuniões de conselhos de turma, em que os docentes indicam necessidades de formação em plataformas de gestão de aprendizagens e tratamento de dados das avaliações dos alunos, carência também diagnosticada através de questionário, pelas direção do Agrupamento e constante do plano TIC.

Contribuir para a concretização da Recomendação n.º 6/2011 do Conselho Nacional de Educação sobre Educação para a Literacia Mediática, nomeadamente para os pontos 1 e 2 do ponto 5 (Recomendações) e para a alínea e) do Anexo 3 (Manifesto de Braga de 25 e 26 de Março de 2011).

Cooperar na implementação do eixo “Formação” do PTE, na vertente de Formação e Certificação de Competências TIC de nível 2, promovendo a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem e na gestão escolar e combatendo o défice de competências TIC e os constrangimentos que dificultam a modernização tecnológica da educação.

Promover o desenvolvimento curricular, a integração transdisciplinar das TIC, a elaboração de recursos educativos digitais e a sua aplicação nos processos de ensino e de aprendizagem, incentivando o trabalho colaborativo, as comunidades virtuais de aprendizagem e a melhoria global do sistema educativo.

CONTEÚDOS DA AÇÃO

1. Plataforma Moodle (8 horas)
1.1. Revisão global dos conceitos fundamentais da Plataforma Moodle;
1.2. Revisão da configuração de uma atividade Trabalho com envio de ficheiro avançado;
1.3. Desenvolvimento da atividade Trabalho configurada, verificação, classificação e comentários aos trabalhos enviados;
1.4. Revisão da configuração de uma atividade Teste;
1.4.1. Tipos de perguntas;
1.4.2. Criação de categorias de perguntas;
1.4.3. Criação de um teste;
1.5. Exportação dos dados das avaliações do Trabalho e do Teste para a folha de cálculo em Excel.

2. Excel (4 horas)
2.1. Preparação da folha de cálculo (configuração de página, orientação, margens, cabeçalho e rodapé);
2.2. Elaboração de tabelas;
2.3. Inserção de colunas e linhas;
2.4. Formatação de células;
2.5. Funções soma automática, média aritmética, máximo, mínimo e contagem de números;
2.6. Cálculo de média de valores com pesos diferentes;
2.7. Avaliações qualitativas a partir de avaliações quantitativas;
2.8. Formatação condicional;
2.9. Cálculo de percentagens;
2.10. Proteção de células;
2.11. Elaboração de gráficos;
2.12. Folhas e Livro. Trabalho com várias folhas;
2.13. Tratamento da folha de cálculo exportada da Plataforma Moodle.

3. Segurança na Internet (2 horas)
3.1. Regras de comunicação e comportamentos online;
3.2. Proteção de dados e preservação da privacidade;
3.3. Identidades virtuais e cyberbullying;
3.4. Direitos de autor e identificação das fontes;
3.5. Qualidade e credibilidade da informação;
3.6. Direitos de imagem e publicação de fotografias online;
3.7. Procedimentos para melhorar a segurança dos computadores.

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO

As atividades a realizar no curso decorrerão em sessões presenciais, teórico/práticas, num total de 15 horas.

As sessões deverão ser de carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos.

Aplicar-se-á a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, salientando-se que as atividades integradoras devem ser desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos docentes participantes.

Na abordagem a cada aplicação, o formador deverá propor a elaboração de documentos, recursos e materiais, com sentido no contexto profissional dos docentes.

Assinala-se a necessidade de serem definidos momentos de exploração prática de algumas das ferramentas (atividades/recursos) disponíveis neste tipo de plataformas, sendo tais momentos desenvolvidos diferenciadamente, de acordo com as necessidades dos docentes em formação. Alerta-se neste âmbito para a não centração na dimensão técnica de tais ferramentas, mas abrangendo igualmente a vertente pedagógica e organizacional que as mesmas podem proporcionar, devendo-se procurar estimular, em simultâneo, a capacidade de auto exploração e aprendizagem por parte dos docentes.

Atendendo a que esta ação pressupõe que os docentes já tenham alguma formação sobre plataforma Moodle, depois de uma revisão global inicial, relembrar-se-á e reforçar-se-á duas das atividades mais utilizadas na ação pedagógica com alunos (atividades Trabalho e Testes), com exportação de dados para MS Excel (8 horas), seguindo-se a abordagem de conteúdos do MS Excel necessários para os docentes trabalharem, com desenvoltura, as folhas de cálculo para registo e tratamento das avaliações dos alunos (4 horas).

As ações presenciais terminarão com a abordagem de conceitos de segurança na Internet, com especial ênfase na ação educativa, junto de crianças e jovens, para combate ao cyberbullying (2 horas).

A 15.ª hora será destinada à avaliação da ação de formação.

Articulação com o Projeto EducativoPromover o sucesso escolar e pessoal dos alunos.
Consolidar no Agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem.
Desenvolver a interação entre o Agrupamento, a família e a comunidade.
Objetivos Dotar os docentes de competência técnicas que lhes permitam consolidar a compreensão das estruturas modulares das plataformas de gestão de aprendizagens, com especial ênfase nas ferramentas que possibilitam a realização de avaliações e interações com os alunos, melhorando os procedimentos didáticos e pedagógicos pela sua utilização.

Contribuir para que os docentes aprofundem conhecimentos sobre a utilização de ferramentas TIC no tratamento digital dos dados das avaliações dos alunos e reconheçam as vantagens da sua utilização como forma de racionalizar o processo educativo.

Proporcionar, aos docentes, o conhecimento e oportunidades de utilização de novas ferramentas e recursos educativos digitais, adaptados às necessidades dos processos de ensino e de aprendizagem.