“Estrela: laboratório natural & Belmonte: laboratório cultural”- 8.º ano
Designação da atividade | “Estrela: laboratório natural & Belmonte: laboratório cultural”- 8.º ano |
---|---|
Escola | Escola Básica Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Visitas de Estudo |
Data de início | 15-02-2024 |
Data de término | 16-02-2024 |
Departamentos | Línguas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 200 - Português e Estudos Sociais/História 260 - Educação Física 300 - Português 320 - Francês 330 - Inglês 420 - Geografia 500 - Matemática 510 - Física e Química 600 - Artes Visuais 610 - Música 620 - Educação Física |
Dinamizadores | Dina Almeida (Coordenadora de Departamento) e Ana Varela (Mentora eTwinning) |
Público-Alvo | 8º A / 8º B |
Breve Descrição | Visita de Estudo à Serra da Estrela (Torre, Covão d' Ametade e Vale Glaciar do Zêzere) e a Belmonte (Museu dos Descobrimentos/ Ecomuseu do Zêzere, Museu do Azeite, Castelo e Comboio Turístico) Os alunos irão efetuar uma reportagem expositiva (texto, fotografia e vídeo) sobre o património natural e cultural da região. Esta atividade insere-se no Projeto eTwinning “Laboratórios culturais e naturais na Alemanha e em Portugal” (Cultural and natural “labs” in Germany and in Portugal) e conta com a participação das disciplinas de Português, Inglês, Francês, Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia, Matemática, Educação Visual, Educação Física, Projeto Turma e Cidadania e Desenvolvimento. |
Articulação com o Projeto Educativo | Conhecimentos e Capacidades Educação para a Cidadania Criatividade e Empreendedorismo Interação entre o Agrupamento, a Família e a Comunidade |
Objetivos | - Promover a aprendizagem em contexto real e a transversalidade e interdisciplinaridade na aprendizagem; - Consciencializar para a importância da conservação da natureza e da biodiversidade e da sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos; - Compreender o equilíbrio e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente; - Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social; - Derrubar preconceitos promovendo a equidade e valorizando a diferença: - Fomentar a socialização e o espírito colaborativo através do trabalho em grupo e do intercâmbio com outras realidades sociais e culturais. |