Avaliação despiste das crianças que transitarão para o 1º Ciclo o Ensino Básico em 2014/2015

Designação da atividadeAvaliação despiste das crianças que transitarão para o 1º Ciclo o Ensino Básico em 2014/2015
EscolaJardim de Infância de Pedrógão Grande
Jardim de Infância de Vila Facaia
Jardim de Infância da Graça
TipologiaOutras
Data de início6-01-2014
Data de término13-06-2014
Outras EstruturasServiços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresSofia Dias - psicóloga escolar
Público-AlvoPré-escolar / Professores
Breve DescriçãoA transição entre ciclos de vida surge frequentemente como uma experiência repleta de emoções e conotada com períodos de expectativa, stress e medos, uma vez que pressupõe sempre a perda e a separação de algo conhecido e, simultaneamente, a integração num novo contexto, sendo necessário abandonar velhas rotinas e hábitos, superar o medo do que é estranho e aprender comportamentos e atitudes adequados ao novo cenário. Assim acontece com a transição entre ciclos de escolaridade, nomeadamente, com a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico (CEB).
Neste sentido, visando-se uma transição suave e positiva, e de forma a evitar o início de um caminhar nas rotas do insucesso escolar, o SPO realizará uma avaliação de despiste às crianças, no sentido de se analisar os seus desempenhos ao nível de competências chave.
Recorrer-se-á ao Inventário de Competências de Desenvolvimento (Kindergarten Inventory of Development Skills – KIDS, versão traduzida e adaptada por Isabel Macedo A. Pinto, 1996), uma bateria de provas de desenvolvimento, direcionada para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, para se efetuar esta avaliação de despiste das crianças que, pela idade, poderão ingressar no 1.º ano de escolaridade no ano letivo 2014-2015, em algumas competências-chave.
Articulação com o Projeto EducativoPromover o sucesso escolar e pessoal dos alunos.
Consolidar no Agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem.
Objetivos- Identificar os alunos com resultados abaixo dos critérios esperados, e posteriormente planear estratégias de intervenção, a realizar pela educadora em contexto do jardim de infância, pelos pais e pelo(a) professor(a) do 1ºano de escolaridade logo no início do próximo ano letivo
- Analisar as áreas onde os alunos tendem a evidenciar maiores dificuldades a fim de, no próximo ano letivo, se definir um plano de intervenção para a promoção destas competências.
- Criar uma base de dados com os resultados obtidos, a fim de a mesma ser continuada nos próximos anos letivos e se estabelecer áreas prioritárias de intervenção na Educação Pré-Escolar