Visita de Estudo à Serra da Estrela e Belmonte nos dias 06 e 07 de Março de 2012, sob o tema “Encontro com a Natureza, encontro com a religião”
Designação da atividade | Visita de Estudo à Serra da Estrela e Belmonte nos dias 06 e 07 de Março de 2012, sob o tema “Encontro com a Natureza, encontro com a religião” |
---|---|
Escola | EB23/S Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Visitas de Estudo |
Data de início | 3-01-2012 |
Data de término | 23-03-2012 |
Departamentos | Ciências Humanas e Sociais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 290 - Educação Moral e Religiosa Católica |
Dinamizadores | Professora de EMRC Graça Maria Marques Afonso |
Público-Alvo | 7º A / 7º B / 8º A / 8º B / Professores |
Breve Descrição |
Visita de Estudo à Serra da Estrela e Belmonte nos dias 06 e 07 de Março de 2012, sob o tema “Encontro com a Natureza, encontro com a religião" destinada aos alunos inscritos na disciplina de EMRC, dos sétimos e oitavos anos e aos alunos de Geografia do sétimo ano. Itinerário: Dia 06 de Março: saída de Pedrógão Grande, Castelo Branco, Covilhã (Visita ao museu dos lanifícios), – Penhas da Saúde - Torre (Serra da Estrela), Festival de trenós; Circuito pelas Lagoas curta e comprida. Dormida e atividades nos Chalés da Montanha. Dia 07 de Março: saída dos Chalés da Montanha; Torre (Serra da Estrela), visita ao viveiro das trutas; Covão d’Ametade (almoço da responsabilidade dos alunos) – Belmonte (visita ao Ecomuseu do Zêzere, Museu do azeite; Museu Judaico/Centro De Estudos Judaicos Adriano Vasco Rodrigues, Museu histórico), Estátua De Pedro Álvares Cabral; Castelo De Belmonte e Centro Histórico; regresso a Pedrógão Grande). |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade. Consolidar no Agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. Desenvolver a interação entre o Agrupamento, a família e a comunidade. |
Objetivos |
Promover atitudes de sociabilidade. Incentivar o espírito de camaradagem, partilha, amizade… Promover o convívio e o desenvolvimento de atividades lúdicas e cívicas; Aplicar conteúdos apreendidos na disciplina de EMRC. Promover o respeito e a compreensão pelo património natural e cultural que os rodeia; Conhecer o percurso do rio Zêzere da nascente até Pedrógão Grande; Observar e descrever a paisagem, e identificar as formas de relevo. Localizar lugares através das coordenadas geográficas: latitude e longitude; utilizando o GPS; o Google earth e o Google maps. |