Ação de Formação “Criação e Exploração de Plataformas e Recursos Digitais em Contexto Educativo”
Designação da atividade | Ação de Formação “Criação e Exploração de Plataformas e Recursos Digitais em Contexto Educativo” |
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Escola | Escola Básica Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Outras |
Data de início | 3-02-2015 |
Data de término | 2-06-2015 |
Departamentos | Ciências Exatas e Tecnologias |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 530 - Educação Tecnológica |
Dinamizadores | Américo Lourenço |
Público-Alvo | Professores |
Breve Descrição | Oficina de formação de 50 horas (25 + 25) na área das TIC destinada a docentes do Agrupamento, acreditada pelo CCPFC com 2 créditos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Consolidar no agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. |
Objetivos | - Corresponder a solicitações, registadas em diversas atas de reuniões de conselhos de turma, em que os docentes manifestam necessidades de formação em plataformas de gestão de aprendizagens e recursos digitais, carência também diagnosticada através de questionário aplicado à comunidade docente, pelas direções dos Agrupamentos e constantes dos planos TIC. - Contribuir para a concretização da Recomendação n.º 6/2011 do Conselho Nacional de Educação sobre Educação para a Literacia Mediática, nomeadamente para os pontos 1 e 2 do ponto 5 (Recomendações) e para a alínea e) do Anexo 3 (Manifesto de Braga de 25 e 26 de Março de 2011). - Contribuir também para a efetivação da Agenda Portugal Digital, dando contributo para a melhoria da literacia, qualificações e inclusão digital. - Cooperar no processo de certificação de competências pedagógicas e profissionais com TIC (nível 2) dos docentes, no âmbito da Portaria 731/2009, alterada em outubro de 2013, promovendo a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem e na gestão escolar e combatendo o défice de competências TIC e os constrangimentos que dificultam a modernização tecnológica da educação. - Promover o desenvolvimento curricular, a integração transdisciplinar das TIC, a elaboração de recursos educativos digitais e a sua aplicação nos processos de ensino e de aprendizagem, incentivando o trabalho colaborativo, as comunidades virtuais de aprendizagem e a melhoria global do sistema educativo. |