Concurso Artistas Digitais - XXIII edição - 2022/2023 - "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" (2.ºCEB)
Designação da atividade | Concurso Artistas Digitais - XXIII edição - 2022/2023 - "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" (2.ºCEB) |
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Escola | Escola Básica Miguel Leitão de Andrada |
Tipologia | Concurso |
Data de início | 1-02-2024 |
Data de término | 12-03-2024 |
Departamentos | Ciências Exatas e Tecnologias |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 530 - Educação Tecnológica |
Dinamizadores | Américo Lourenço |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 6º A |
Breve Descrição | "A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXIII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos). Comemoram-se brevemente os 50 anos de um dos momentos mais importantes da história contemporânea de Portugal, a também chamada “Revolução dos Cravos”, que marcou o fim de quase outros tantos 50 anos, em que Portugal e os portugueses viveram sob um regime opressivo de uma ditadura. Esta revolução, liderada por oficiais do exército, permitiu-nos iniciar uma nova era em liberdade e democracia. O país de então está diferente, mais moderno, aberto ao mundo, à europa e às ex-colónias, e progrediu em diversas áreas, desde a educação, à saúde, à economia, à justiça, à tecnologia, sendo hoje um exemplo de democracia consolidada. No entanto, os desafios perduram, tornando-se fulcral ter a consciência de que a manutenção desta liberdade e democracia requer o exercício pleno da cidadania, através de uma participação ativa na sua construção, como uma obra em constante reformulação e adaptação a um futuro abstrato, que consolida o desejo de continuarmos a melhorar respeitando as nossas memórias. O tema para a XXIII edição dos Artistas Digitais decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas. Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”: De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos? Que liberdade é esta? Que significado lhe atribuímos? Existe mais liberdade e democracia para além desta? Qual é a cor da democracia hoje? Ela tem som? Sente-se? Cheira a quê? Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente. Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade. Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel)." |
Articulação com o Projeto Educativo | Conhecimentos e Capacidades Educação para a Cidadania Criatividade e Empreendedorismo Interação entre o Agrupamento, a Família e a Comunidade |
Objetivos | - Promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos. - Desenvolvimento de temáticas relativas aos valores da ética e cidadania. - Desenvolvimento da expressão gráfica de ideias sobre o mundo real ou imaginário em que vivemos. |