Concurso Artistas Digitais - XXIII edição - 2022/2023 - "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" (2.ºCEB)

Designação da atividadeConcurso Artistas Digitais - XXIII edição - 2022/2023 - "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" (2.ºCEB)
EscolaEscola Básica Miguel Leitão de Andrada
TipologiaConcurso
Data de início1-02-2024
Data de término12-03-2024
DepartamentosCiências Exatas e Tecnologias
Grupos de Recrutamento/Disciplinas530 - Educação Tecnológica
DinamizadoresAmérico Lourenço
Público-Alvo5º A / 5º B / 6º A
Breve Descrição"A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXIII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).
Comemoram-se brevemente os 50 anos de um dos momentos mais importantes da história contemporânea de Portugal, a também chamada “Revolução dos Cravos”, que marcou o fim de quase outros tantos 50 anos, em que Portugal e os portugueses viveram sob um regime opressivo de uma ditadura.

Esta revolução, liderada por oficiais do exército, permitiu-nos iniciar uma nova era em liberdade e democracia. O país de então está diferente, mais moderno, aberto ao mundo, à europa e às ex-colónias, e progrediu em diversas áreas, desde a educação, à saúde, à economia, à justiça, à tecnologia, sendo hoje um exemplo de democracia consolidada.

No entanto, os desafios perduram, tornando-se fulcral ter a consciência de que a manutenção desta liberdade e democracia requer o exercício pleno da cidadania, através de uma participação ativa na sua construção, como uma obra em constante reformulação e adaptação a um futuro abstrato, que consolida o desejo de continuarmos a melhorar respeitando as nossas memórias.

O tema para a XXIII edição dos Artistas Digitais decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas.

Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”:

De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?
Que liberdade é esta?
Que significado lhe atribuímos?
Existe mais liberdade e democracia para além desta?
Qual é a cor da democracia hoje?
Ela tem som?
Sente-se? Cheira a quê?
Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.

Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.

Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel)."
Articulação com o Projeto EducativoConhecimentos e Capacidades
Educação para a Cidadania
Criatividade e Empreendedorismo
Interação entre o Agrupamento, a Família e a Comunidade
Objetivos- Promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos.
- Desenvolvimento de temáticas relativas aos valores da ética e cidadania.
- Desenvolvimento da expressão gráfica de ideias sobre o mundo real ou imaginário em que vivemos.