"O Intervalo também tem regras?"

Designação da atividade"O Intervalo também tem regras?"
EscolaEscola Básica Miguel Leitão de Andrada
TipologiaAção de Esclarecimento
Data de início16-04-2018
Data de término14-05-2018
Outras EstruturasServiços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresInês Freitas e Inês Guiomar
Público-AlvoAssistentes Técnicos
Breve DescriçãoWorkshop sobre a gestão comportamental no intervalo com alunos/as do Pré escolar e 1ºCEB
Esta ação de curta duração e de cariz prático teve como
objetivo gerar a reflexão nas assistentes operacionais
acerca do modo como é feita a gestão dos
comportamentos dos alunos durante o período dos
intervalos. Para isso, foram debatidas estratégias para
uma atuação mais eficaz e preventiva face às situações
de conflito e tensão que surgem com frequência em
ambientes menos estruturados como é o caso do recreio.
Para incluir todos os assistentes a exercer funções no Agrupamento, foram convidados tanto os colaboradores pertencentes a este como os funcionários colocados pela autarquia, no sentido de reforçar objetivos comuns e uniformizar algumas práticas.
Articulação com o Projeto EducativoPromover o sucesso escolar e pessoal dos alunos.
Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade.
Consolidar, no Agrupamento, uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem.
Objetivos- Apostar na formação e suporte a todos os agentes educativos, dando destaque aos assistentes operacionais
- Promover a prevenção dos conflitos existentes no período do intervalo (contributo para a clarificação de regras e estruturação do ambiente)
- Contribuir para a melhoria da interação e gestão dos adultos (estratégias de atenção positiva).
- Capacitar para a mediação de conflitos e aplicação de consequências (estratégias de cariz mais remediativo)