Apresentação: “Histórias da Ajudaris 2022”
Designação da atividade | Apresentação: “Histórias da Ajudaris 2022” |
---|---|
Escola | Escola Básica do 1.º Ciclo da Graça |
Tipologia | Outras |
Data de início | 6-03-2023 |
Data de término | 6-03-2023 |
Departamentos | Conselho de Docentes - 1.º Ciclo |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Dinamizadores | Docentes Cristina Lourenço e Paula Severino |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / Enc. Educação |
Breve Descrição | A AJUDARIS é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, a pobreza e a exclusão social. “Histórias da Ajudaris” é um projeto de empreendedorismo social que desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para ajudarem outras crianças. No ano letivo 2021-22, a EB1 de Graça (Turmas GR1-2 e GR3-4) participou no projeto “Histórias da Ajudaris” que culminou com a publicação de seis livros que integram as histórias criadas por alunos de todo o país. O volume IV, que inclui trabalhos dos distritos de Leiria e Viseu, integra o poema “A água” da autoria dos alunos da EB1 de Graça. Apresentação das “Histórias da Ajudaris 2022” com a presença dos docentes e alunos das turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, turma do 5.º A, encarregados de educação, Professora Bibliotecária e Direção do AEPG: - Apresentação da atividade pelas docentes solidárias participantes: Cristina Lourenço e Paula Severino. - Apresentação da associação e do projeto “Histórias da Ajudaris” pela Sr.ª Diretora da Associação. - Leitura do poema “A água” pelos pequenos grandes autores: alunos da EB1 de Graça no ano letivo 2021-22. - Aquisição do livro pelos interessados. - Sessão de autógrafos dos pequenos grandes autores. |
Articulação com o Projeto Educativo | Conhecimentos e Capacidades Educação para a Cidadania Criatividade e Empreendedorismo Interação entre o Agrupamento, a Família e a Comunidade |
Objetivos | - Despertar e fortalecer os hábitos de leitura e da escrita. - Estimular a prática da cidadania e da solidariedade. - Aproximar os contextos Escola - Família e Comunidade. - Impulsionar a rede de voluntariado na comunidade. - Desenvolver a capacidade de cooperação, apoio recíproco e respeito mútuo através da realização de trabalho de grupo. |