O Samuel e a Helena vêm à escola!

Designação da atividadeO Samuel e a Helena vêm à escola!
EscolaEscola Básica do 1.º Ciclo de Pedrógão Grande
TipologiaOutras
Data de início14-09-2018
Data de término21-06-2019
Outras EstruturasServiços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresInês Guiomar e Paula Cardoso
Público-Alvo1º Ano / Professores / Enc. Educação
Breve DescriçãoO presente projeto de Intervenção em turma tem como objetivo geral a promoção de comportamentos pró-sociais nas crianças no início do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Desse modo, semanalmente, serão abordados diferentes temas com atividades e desafios associados. Os grandes colaboradores desta aventura são os amigos Samuel e Helena, animais que pertencem à escola do 1º ciclo do Bosque, eles próprios andaram a aprender algumas coisas relacionadas com estes assuntos, pois, anteriormente , por lá, os tempos eram confusos e muitos problemas de comportamento surgiam. Agora que eles aprenderam a controlar-se a relacionar-se melhor com os outros estão em condições de, em conjunto com a psicóloga e a professora, vir ajudar os meninos do 1º ano.
Principais temas:
- Relações saudáveis
- Cooperação e empatia
- Pensamento positivos
- Emoções positivas
- Autonomia
- Autoestima
- Resolução de problemas

Este projeto de intervenção baseou-se na sua estruturação no Curriculo Europeu para a Resiliência (RESCUR), inspirando-se em algumas das atividades que apresenta, mas procedendo-se a algumas adaptações e apresentando uma sequência flexível e adaptada às necessidades verificadas na turma.
Articulação com o Projeto EducativoConhecimentos e Capacidades.
Atitudes e Valores.
Bem-estar, Saúde e Ambiente.
Objetivos- Contribuir para a estabilização da turma que teve um início de ano letivo exigente
- Prestar suporte direto e regular à docente do 1º ano para modelar estratégias de atuação junto dos alunos
- Promover a interiorização das regras no contexto de sala de aula
- Estimular os comportamentos pró-sociais dos alunos
- Sensibilizar e treinar competências relacionadas com as relações saudáveis, cooperação e empatia, pensamento positivos, emoções positivas, autonomia, autoestima e resolução de problemas