Avaliação despiste das crianças que transitarão para o 1º Ciclo o Ensino Básico em 2014/2015
Designação da atividade | Avaliação despiste das crianças que transitarão para o 1º Ciclo o Ensino Básico em 2014/2015 |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Pedrógão Grande Jardim de Infância de Vila Facaia Jardim de Infância da Graça |
Tipologia | Outras |
Data de início | 6-01-2014 |
Data de término | 13-06-2014 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Sofia Dias - psicóloga escolar |
Público-Alvo | Pré-escolar / Professores |
Breve Descrição | A transição entre ciclos de vida surge frequentemente como uma experiência repleta de emoções e conotada com períodos de expectativa, stress e medos, uma vez que pressupõe sempre a perda e a separação de algo conhecido e, simultaneamente, a integração num novo contexto, sendo necessário abandonar velhas rotinas e hábitos, superar o medo do que é estranho e aprender comportamentos e atitudes adequados ao novo cenário. Assim acontece com a transição entre ciclos de escolaridade, nomeadamente, com a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Neste sentido, visando-se uma transição suave e positiva, e de forma a evitar o início de um caminhar nas rotas do insucesso escolar, o SPO realizará uma avaliação de despiste às crianças, no sentido de se analisar os seus desempenhos ao nível de competências chave. Recorrer-se-á ao Inventário de Competências de Desenvolvimento (Kindergarten Inventory of Development Skills – KIDS, versão traduzida e adaptada por Isabel Macedo A. Pinto, 1996), uma bateria de provas de desenvolvimento, direcionada para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, para se efetuar esta avaliação de despiste das crianças que, pela idade, poderão ingressar no 1.º ano de escolaridade no ano letivo 2014-2015, em algumas competências-chave. |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Consolidar no Agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. |
Objetivos |