Sessão para pais - Como ajudar as crianças na transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico?
Designação da atividade | Sessão para pais - Como ajudar as crianças na transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico? |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Pedrógão Grande Jardim de Infância de Vila Facaia Jardim de Infância da Graça |
Tipologia | Ação de Esclarecimento |
Data de início | 22-04-2014 |
Data de término | 13-06-2014 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Sofia Dias - psicóloga escolar |
Público-Alvo | Pré-escolar / Enc. Educação |
Breve Descrição | A transição entre ciclos de vida surge frequentemente como uma experiência repleta de emoções e conotada com períodos de expectativa, stress e medos, uma vez que pressupõe sempre a perda e a separação de algo conhecido e, simultaneamente, a integração num novo contexto, sendo necessário abandonar velhas rotinas e hábitos, superar o medo do que é estranho e aprender comportamentos e atitudes adequados ao novo cenário. Assim acontece com a transição entre ciclos de escolaridade, nomeadamente, com a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Neste sentido, visando-se uma transição suave e positiva, e de forma a evitar o início de um caminhar nas rotas do insucesso escolar, é preciso apostar-se na colaboração entre os diversos profissionais da educação e as famílias ao nível da preparação das crianças (e dos que as rodeiam) para este momento. Assim sendo, o SPO desenvolverá a uma sessão de consultadoria com as famílias, com base nas metas de aprendizagem, de forma que estas assumam um papel ativo na promoção e manutenção destas competências. Serão identificadas competências chave que as crianças devem desenvolver antes da entrada para o 1º CEB e explicadas atividades concretas, de carácter gratuito ou de baixo custo económico, passíveis de serem realizadas de forma lúdica e inseridas nas rotinas do dia-a-dia, que as famílias deverão tentar implementar durante as férias a fim de promover o desenvolvimento e a manutenção de tais competências. |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Consolidar no Agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. Desenvolver a interação entre o Agrupamento, a família e a comunidade. |
Objetivos | - Promover o envolvimento das famílias, no sentido de se conseguir uma manutenção da continuidade pedagógica e, consequentemente, das aprendizagens das crianças - Sensibilizar os pais para a importância das crianças desenvolverem competências nas várias áreas definidas pelas Metas de Aprendizagem para o Ensino Pré-Escolar, bem como para a importância do seu papel neste processo, de forma a facilitar a transição das crianças para o 1.º Ciclo do Ensino Básico - Identificar as competências chave que as crianças devem desenvolver antes da entrada para o 1.º CEB e explicar atividades concretas, de carácter gratuito ou de baixo custo económico, passíveis de serem realizadas de forma lúdica e inseridas nas rotinas do dia-a-dia, que as famílias deverão tentar implementar durante as férias a fim de promover o desenvolvimento e a manutenção de tais competências |