Sessão para Pais - Caminhos na Educação: Equilíbrios entre a Razão e o Coração
Designação da atividade | Sessão para Pais - Caminhos na Educação: Equilíbrios entre a Razão e o Coração |
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Escola | Escola Básica de Pedrógão Grande Escola Básica do 1.º Ciclo de Vila Facaia Escola Básica do 1.º Ciclo da Graça Jardim de Infância de Pedrógão Grande Jardim de Infância de Vila Facaia Jardim de Infância da Graça |
Tipologia | Ação de Esclarecimento |
Data de início | 19-03-2014 |
Data de término | 29-04-2014 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Sofia Dias - psicóloga escolar |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Enc. Educação |
Breve Descrição | Uma vez que as educadoras de infância e os professores de 1º CEB consideram que algumas famílias experienciam dificuldades ao nível da promoção de rotinas e hábitos de vida saudáveis (sono, alimentação, etc.) bem como ao nível da gestão do comportamento das crianças, devido à inadequação de algumas práticas educativas, situação que afetava diretamente o comportamento e o desempenho das crianças em contexto escolar, o SPO realizará ações de formação parental. As sessões realizadas têm como principal objetivo fornecer aos pais ou outros prestadores de cuidados conhecimentos específicos e estratégias que ajudem a promover o desenvolvimento da criança. Intitulada “Caminhos na Educação: Equilíbrios entre a Razão e o Coração”, a sessão visa promover uma reflexão acerca da influência que os processos cognitivos (percepções, ideias, pensamentos, conhecimentos, valores, atribuições, etc.) e os emocionais têm ao nível das práticas educativas dos pais (comportamentos), salientando-se a importância do equilíbrio entre os dois processos na concretização de práticas educativas adequadas. Pretende-se, por outro lado, promover o diálogo, a participação e a reflexão conjunta dos pais, pelo que serão apresentadas situações-problema nos domínios do sono, alimentação, tempos livres, relação entre irmãos e cumprimento de ordens nas quais serão analisados e discutidos os “pontos de vista” do coração e da razão, visando-se chegar a um equilíbrio orientador das práticas educativas que os pais devem tentar implementar. No final, realizar-se-á uma síntese acerca de estratégias eficazes para a promoção de comportamentos adequados das crianças, refletindo-se, ainda, acerca de estratégias úteis para a modificação de comportamentos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Fomentar a educação para a saúde. Consolidar no Agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. Desenvolver a interação entre o Agrupamento, a família e a comunidade. |
Objetivos | - Fornecer aos pais ou outros prestadores de cuidados conhecimentos específicos e estratégias que ajudem a promover o desenvolvimento da criança - Promoção de reflexão acerca da influência que os processos cognitivos e os emocionais têm ao nível das práticas educativas dos pais, salientando-se a importância do equilíbrio entre os dois processos na concretização de práticas educativas adequadas - Promoção do diálogo, da participação e da reflexão conjunta dos pais sobre as questões abordadas |