Projeto "Conhecer, surpreender e praticar com paixão!"

Designação da atividadeProjeto "Conhecer, surpreender e praticar com paixão!"
EscolaEscola Básica Miguel Leitão de Andrada
TipologiaOutras
Data de início3-01-2018
Data de término30-06-2018
Outras EstruturasServiços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresInês Guiomar e Professora Alice Mateus (Diretora de Turma do 8º A)
Público-Alvo8º A
Breve DescriçãoA ideia central do Projeto prendeu-se com o conceito "trocar papéis na escola: um aluno também pode ser um professor e um professor necessita de ser um aluno ativo. Assim, cada aluno da turma foi convidado a construir um "workshop" individual pensado por si sobre temas do seu interesse e domínio, que articulassem conhecimentos de diferentes áreas disciplinares e que no final pudessem fazer uma apresentação a todos os professores da turma. Partindo de alguns princípios essenciais às aprendizagens, fomentaram-se aspetos como:Observação e pesquisa, Aprendizagem e ensino, desenvolvimento de Conhecimentos, Inovação e Diversidade, importância dos aspetos Comunicacionais, a Motivação como base essencial do processo de aprendizagem, Novas experiências e dar poder aos alunos.
O projeto foi sendo aferido em conjunto com os alunos e desenvolveu-se em 4 grandes fases:1) Planificação/ Debate/ Organização
2) Preparação da apresentação (pesquisas, seleção de conteúdos, estruturação da apresentação, etc.)
3) Apresentação ao “grupo turma”/ simulação (recolha de sugestões e aperfeiçoamento)
4) Apresentação a todos os professores.

Articulação com o Projeto EducativoPromover o sucesso escolar e pessoal dos alunos.
Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade.
Consolidar, no Agrupamento, uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem.
Objetivos- Promover a troca de papéis na escola (os alunos particarem atividades próximas das dos docentes quando têm que selecionar o preparar conteúdos para lecionar)
- Levar os alunos a aprofundar temas do seu interesse e domínio
- Fomentar a pesquisa, desenvolvimento de Conhecimentos, inovação e diversidade, os aspetos Comunicacionais, e a motivação como base essencial do processo de ensino-aprendizagem.