Projeto de intervenção na transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) - Sessão de consultadoria com as educadoras

Designação da atividadeProjeto de intervenção na transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) - Sessão de consultadoria com as educadoras
EscolaJardim de Infância de Pedrógão Grande
Jardim de Infância de Vila Facaia
TipologiaOutras
Data de início7-04-2015
Data de término30-06-2015
Outras EstruturasServiços de Psicologia e Orientação
DinamizadoresSofia Dias - psicóloga escolar
Público-AlvoPré-escolar / Professores
Breve DescriçãoO SPO realizará uma sessão de consultadoria com as educadoras a fim de lhes transmitir feedback acerca da avaliação de despiste realizada às crianças que, pela idade, poderão ingressar no 1.º CEB no ano letivo de 2015/2016. Atendendo aos resultados obtidos, traçar-se-á, de forma conjunta e articulada, um plano de intervenção de forma a potenciar os resultados das crianças nas competências essenciais para uma boa adaptação ao 1º CEB. Assim, pretende-se que esta sessão, que terá como base as Metas de Aprendizagem para o Pré-Escolar definidas pelo Ministério da Educação, funcione como um espaço de discussão e partilha de reflexões, de estratégias e de atividades específicas que trabalhem as metas definidas para este nível de ensino.
Articulação com o Projeto EducativoPromover o sucesso escolar e pessoal dos alunos.
Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade.
Consolidar no agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem.
Objetivos- - Promover uma transição para o 1.º CEB suave e bem sucedida
- - Planear com as educadoras estratégias de intervenção para cada grupo/criança, atendendo às necessidades evidenciadas pelos resultados obtidos pelas crianças na avaliação de despiste.
- - Analisar as áreas onde as crianças tendem a apresentar maiores dificuldades a fim de, no próximo ano letivo, se definir um plano de intervenção para a promoção destas competências.
- - Refletir acerca de estratégias a aplicar em contexto de jardim de infância que funcionem como facilitadoras do processo de transição para o 1.º CEB.