Visita de Estudo ao Museu Interativo dos Descobrimentos, Casa da Música e Centro Histórico do Porto

Designação da atividadeVisita de Estudo ao Museu Interativo dos Descobrimentos, Casa da Música e Centro Histórico do Porto
EscolaEscola Básica Miguel Leitão de Andrada
TipologiaVisitas de Estudo
Data de início23-02-2017
Data de término23-02-2017
DepartamentosCiências Humanas e Sociais
Expressões
Grupos de Recrutamento/Disciplinas200 - Português e Estudos Sociais/História
250 - Educação Musical
400 - História
600 - Artes Visuais
DinamizadoresAlberto Osório (HST), Paula Santo (MUS), Artur Alfaiate (DT-8A), Fernanda Mendes (DT-8B) e Clara Aguilar (HST-7A)
Público-Alvo7º A / 8º A / 8º B
Breve Descrição• WORLD OF DISCOVERIES – Museu Interativo & Parque Temático: Visita orientada ao Museu Interativo e Parque Temático dedicado à grande odisseia dos descobrimentos portugueses, bem como de atividades pontuais de entretenimento e dinamização do espaço.
• Percurso pedestre no Centro Histórico do Porto: Almoçar na Praça dos Clérigos junto ao ex libris da cidade, a Torre dos Clérigos; visitar a Livraria Lello (facultativa); descer à Estação de São Bento e contemplar a História imprimida a azulejo no seu interior; admirar o rio Douro a partir do Terreiro da Sé.
• Casa da Música: Visita guiada aos espaços da Casa da Música, conhecendo as suas várias vertentes: a arquitetura, as funcionalidades e a programação artística.
Articulação com o Projeto EducativoPromover o sucesso escolar e pessoal dos alunos.

Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade.
Consolidar, no Agrupamento, uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem.
Desenvolver a interação entre o Agrupamento, a família e a comunidade.
Objetivos- Alargar o espaço educativo, proporcionando aos alunos outro meio de aprendizagem;
- Utilizar recursos complementares de aprendizagem e permitir a consolidação de conhecimentos previamente adquiridos nas diferentes disciplinas envolvidas;
- Consciencializar para a importância do património cultural imaterial e edificado, incentivando à memória coletiva;
- Incentivar o gosto pela música;
- Promover atitudes de sociabilidade.