Projeto de intervenção na transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) - Sessão de consultadoria com as educadoras
Designação da atividade | Projeto de intervenção na transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) - Sessão de consultadoria com as educadoras |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Pedrógão Grande Jardim de Infância de Vila Facaia |
Tipologia | Outras |
Data de início | 7-04-2015 |
Data de término | 30-06-2015 |
Outras Estruturas | Serviços de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Sofia Dias - psicóloga escolar |
Público-Alvo | Pré-escolar / Professores |
Breve Descrição | O SPO realizará uma sessão de consultadoria com as educadoras a fim de lhes transmitir feedback acerca da avaliação de despiste realizada às crianças que, pela idade, poderão ingressar no 1.º CEB no ano letivo de 2015/2016. Atendendo aos resultados obtidos, traçar-se-á, de forma conjunta e articulada, um plano de intervenção de forma a potenciar os resultados das crianças nas competências essenciais para uma boa adaptação ao 1º CEB. Assim, pretende-se que esta sessão, que terá como base as Metas de Aprendizagem para o Pré-Escolar definidas pelo Ministério da Educação, funcione como um espaço de discussão e partilha de reflexões, de estratégias e de atividades específicas que trabalhem as metas definidas para este nível de ensino. |
Articulação com o Projeto Educativo | Promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Formar cidadãos responsáveis que exerçam com empenho as suas funções na comunidade. Consolidar no agrupamento uma cultura de partilha que reforce o gosto pelo trabalho e aprendizagem. |
Objetivos | - - Promover uma transição para o 1.º CEB suave e bem sucedida - - Planear com as educadoras estratégias de intervenção para cada grupo/criança, atendendo às necessidades evidenciadas pelos resultados obtidos pelas crianças na avaliação de despiste. - - Analisar as áreas onde as crianças tendem a apresentar maiores dificuldades a fim de, no próximo ano letivo, se definir um plano de intervenção para a promoção destas competências. - - Refletir acerca de estratégias a aplicar em contexto de jardim de infância que funcionem como facilitadoras do processo de transição para o 1.º CEB. |